O Blog mais legal do mundo bateu um papo com o juíz da Batalaha de MCs do Santa Cruz, morador do Ipiranga, mas antes de tudo, MC e se orgulha de ser chamado de Vileiro, tanto que batizou seu primeiro trabalho solo com esse termo. Conheça Flow MC, o Vileiro.
A entrevista fica mais legal, com trilha sonora, clique aqui
Há quanto tempo na caminhada do Rap ?
Eu sou fã de Rap desde 1996 quando minhas primas frequentavam o antigo Projeto Radial,
eu tinha apenas 09 anos de idade e não podia colar nas festas, mas podia ver as fitas
que elas gravavam de clips de rap americanos e ficava em casa curtindo e imaginando
um dia ser do jeito que os caras eram.
Comecei realmente a fazer algo pelo rap em 2005.
Andava de Skate com o Marcello, que todos conhecem como Marcello Gugu hoje , e montamos a Afrika Kidz Crew e o grupo de rap Ultimo Vagão.
Gravamos nossos primeiros
sons caseiros e tambem começamos a fazer pequenos shows na quebrada, escola e matinês. Depois montamos a Afrika Kidz Crew e logo em seguida a Batalha de MCs do Sta Cruz.
No mesmo ano conheci o Jay-P e lançamos a mixtape Mesclando Rimas, que na época foi
algo invovador cjá que o Jay morou em New Jersey começou fazer rimas lá, portando ele só rimava em ingles então foi um cd inteiro mesclando os dois.
prós e contras do rap naciona, você vê?
Vamos começar falando das coisas ruins .Uma das maiores dificuldades que encontrei no rap foi as pessoas nao serem profissionais , mas hoje em 2011 isso ja esta mudando bastante , mas aquele negocio de não receber cachê ainda acontece. Algumas organizacões nao levam a sério o Rap e não tratam os MCs como artistas, trabalhadores mesmo, isso é ruim cara .
Questão de evolucão tambem, outro fator, essa coisa de tudo que não for convencional é moda ou pop , isso me segurou demais por escutar mais meu grupo do que minha propria intuição , e as vezes até fans de Rap mesmo ainda não estão com a mente aberta, ainda querem que o Rap continue como nos anos 90 .
Claro que a essencia temos que respeitar e nunca deixar morrer , mas temos que olhar o Rap como um trampo tambem.
Aspectos bons no Rap ? A melhoria de todas essas coisas a cima citadas , ver que o hoje o espaço esta ai pra todos que estao dispostos a correr, saca ?
Hoje o publico que rap que fale de diversao , de causas sociais , amor e tudo o mais e temos variedades de MCs que abordam todos os tipos de tema, isso esta alavancando o Rap para o topo que é seu lugar.
Hoje temos emicida no top 10 MTV . Qual foi a ultima vez que voce viu rap no top 10 ?
Rap underground ou mainstream?
Não sei viu cara, (risos) qual é a melhor opção, mas sem apoio
é mais dificil...
Apresentação mais emocionante?
Puts Tiveram várias mas a primeira vez ninguem esquece.
Aqui na quebrada ainda ( Ipiranga), 1200 pessoas, quando eu cheguei
mas lotou, tipo, 2000 pessoas. Minha primeira vez com o mic na mão!
Foi tenso mesmo.
A mais engraçada ?
Foi quando fomos rimar aqui no Ipiranga tambem e o dono disse que tinhamos
que cantar black, se cantasse rap ele desligaria o mic.
qual a previsao de lançamento da Mix Tape ?
Então Creio que até Julho No Maximo ela tá saindo pela Som Sujo e Afrika Kidz Crew, espero que as pessoas gostem .
Quais os temas que vc trabalha na composição das letras?
Eu trampo com temas variados, posso falar desde de aparências até músicas de festas , nessa mix tape o nome que dá titulo à parada é VILEIRO, conta mais ou menos como nós, os
vileiros, molecada que gosta de funk , motos , samba , que vive em baile de favela
como nós, gostamos de tudo isso e das coisas boas e ruins de morar em quebrada, esse é o assunto que venho abordando nessa mix tape.
Quero muito que o rap atinja outras classes sociais, quero que eles olhem para essa mix tambem, mas quero que os moleques e as minas da quebrada que estão presos só no funk carioca
se indentifiquem tambem.
Como vc enxerga o público do Rap daqui 05 anos?
Tomara que domine o Brasil todo, que volte a febre rap/hip hop como era nos anos 90, só queria que essa molecada nova soubesse de onde vem o que a gente faz hoje. Tanto eu , como os mcs que estao em alta tambem ja passamos muito perreios pelo rap. Ele tem uma historia a se preservar, ta ligado ? E é isso ai, tambem gostaria muito que o povo da quebrada , que a negrada voltasse a frequentar os bailes de rap , por que muitos deles migraram para o funk , ou samba por falta de entretenimento e hoje a cena esta diferente, mas está divertida! Tem pra todos os gostos !
Você acha que o rap perdeu aceitação na periferia?
É como eu disse né, faltava aquela coisa de entretenimento, foi ai que o funk entrou em cena, o samba que sempre foi forte tambem, aí cabaram arrebanhando alguns de nossos fãs , pelo fato do rap ter ficado sério até demais, dando consekhos até demais e cada um sabe o que faz, não é uma musica , um mc que vai ditar a voce o que fazer, a gente tem problemas demais pra ficar só escutando mais problemasao em vez de solucões.
Quem tem diferencial no rap nacional hoje?
Ah, cara sou suspeito pra dizer né pois sou mc tambem .
Creio que há varios tipos de Rap hoje em dia. O Emicida que batalhava com a gente lá (na Batalha do Santa Cruz) de sabado, é uma pegada de rap , a Flora Matos é outra pegada , tem o Terceira Safra tambem , e eu que vou chegar com outra pegada tambem, que creio que vai ser diferente.
Como você enxerga a fusao de rap e outros gêneros musicais?
Ah eu acho da hora, a musica Cilada , eu escrevi em cima de um tamborzao,liga ? Beat de funk carioca memo ? Coloquei em cima do rap!
Tenho muita influencia das levada dos cara pq conheço mto funkeiro
e curto tambem, porque nao ? tambem curto Rock, tanto que vai ter um beat na mix tapeque vai ter umas guitarras e, claro, o nosso querido samba né, em breve tenho a meta de gravar a minha musica Desejo também em samba!
Uma pessoa que você gostaria de fazer uma parceria musical?
Vixi cara ai fica dificil eim . tem muitos MCs bons, mas acho que seria com uma mulher ó, pra dar aquela diferença e tal, uma que bata bem com o meu estilão vileiro de ser (risos),quem sabe ?
Clique p/ seguir o Flow MC no twitter @Flow_MC
Nenhum comentário:
Postar um comentário